Internet: O Wix É Bom Para Blogging? [Review]

de - terça-feira, agosto 22, 2017


Saudações Unicórnios!

Já viram os anúncios do Wix? É muito provável que sim, afinal estes anúncios estão por toda a internet e se também têm blogues as probabilidades de já o terem visto são ainda mais altas. O Wix é uma plataforma para criar sites, é mais ou menos como o Blogger, mas mais focado para a construção de websites para empresas ou lojas online, de qualquer forma, sendo que o Wix também tem uma funcionalidade de blogging é nessa que me vou focar.

Wix.com

Vendo os anúncios, o Wix parece promissor. Podermos personalizar o template do nosso site facilmente através de um sistema de "arrastar e soltar" e não ter de mexer em códigos, e, consequentemente, ter dores de cabeça, parece o sonho de qualquer blogger, no entanto temos de olhar para a plataforma com um olhar mais crítico e abrangente, o Wix tem várias outras funcionalidades, portanto, eu vou tentar organizar este post o melhor possível. Lembrem-se que esta é uma review básica e maioritariamente focada em blogging, então, se estão a ler e o vosso plano é criar um site ou uma loja online talvez esta não seja a review mais adequada, mas mesmo não tendo usado essas funcionalidades vou fazer o melhor que posso para vos esclarecer sobre como o site funciona.

Preços

Quando chega a parte da comparação ou da opinião, algo que muitos bloggers deixam de parte são os preços. A maioria das pessoas que criam um blogue apenas querem um pequeno espaço pessoal onde possam partilhar informações sobre a vida delas ou o que gostam, por conseguinte, não estão dispostas a gastar grandes quantias ou até mesmo nenhum dinheiro por isso.

Wix.com

O Wix oferece um plano gratuito bem decente tendo em conta as funcionalidades que oferece por ele. Mas o que me incomoda mais é ter o nome de utilizador no domínio gratuito e o armazenamento limitado sem uma opção que permita que o utilizador faça a hospedagem das imagens noutro site. Ainda assim, os planos pagos também são bastante acessíveis para quem quiser investir numa loja online.

Intuitividade 

Esta plataforma publicita uma interface intuitiva, e, para quem não tem muitos conhecimentos sobre código ou informática no geral consegue, definitivamente, usar o Wix (depois de muita confusão, mas já passo a essa parte).

Wix.com

No entanto, criar um template é super trabalhoso e chato (mesmo que não o pareça). Acho muito menos entediante procurar um template responsivo e gratuito para o Blogger, aplicá-lo e mexer nos códigos enquanto reclamo das dores de cabeça que isso me dá por não fazerem o que eu quero. No Wix, o utilizador é obrigado a personalizar a página inicial, depois as páginas dos posts, e depois ainda tem de ajustar o template para dispositivos móveis, e, sinceramente, não há paciência.

Como se isso não bastasse, o utilizador não pode mudar de template, pois é, leram bem, se escolherem um template e se ele começar a parecer velho, quando quiserem dar uma nova cara ao vosso espaço não o vão poder fazer. Para mim isso é um grande problema porque eu adoro mudar de template de vez em quando e a maioria dos blogues que sigo também tem esse hábito. Pode ser que a plataforma venha a ter essa funcionalidade no futuro mas, de momento, não tem.

Continuando no assunto da intuitividade mas mudando um pouco de área, vamos falar mais especificamente da funcionalidade de blogging. No Wix, o blogue acrescenta-se ao site, o que pode ser bom, mas um pouco confuso ao mesmo tempo. Para quem não se orienta bem com a internet, criar um blogue no Wix pode ser muito confuso e chato, ainda que possível. Eu passo o tempo todo na internet, estou há anos na blogosfera e este site é um dos mais confusos que já vi no que toca a criar um blogue. Talvez eu ache isto porque estou habituada a plataformas como o Blogger ou o WordPress.com que são bastante simples e fazem o necessário, e aviso já, o Wix é muito diferente das restantes plataformas de blogging. Senti-me estranha a criar posts, a ferramenta de escrita também não tinha algumas funcionalidades, pelo menos que eu visse, como a inserção de citações (blockquote) ou a adição de subtítulos dentro do post. Simplesmente senti que o Wix não foi feito para blogues.

Funcionalidades

Uma coisa que me surpreendeu bastante no Wix foram as funcionalidades. Esta plataforma pareceu muito mais optimizada e útil no que respeita a divulgação e partilha de forma a alcançar uma maior audiência, do que o Blogger, que pouco tem disso. Se todas essas optimizações funcionam bem ou não, não sei, mas que há bastantes campos a preencher para divulgar o site do utilizador, lá isso há.

Wix.com

Para além das funcionalidades oferecidas pelo Wix, existem também aplicações (tipo widgets) que podem ser adicionadas ao blogue ou site para o complementar. Já a "lojinha" de widgets do Blogger está a morrer.

Wix.com

Também me pareceu haver várias funcionalidades relacionadas com o colocamento de produtos à venda e com faturas, o que me indica que é uma plataforma muito amigável para quem quiser criar uma loja online.

Conclusão

Acredito que para criar um site fixo ou uma loja online, o Wix é uma das melhores plataformas, mas não recomendo de todo para bloggers, sendo que a funcionalidade de blogging do Wix está mais inclinada para blogues incorporados em sites de empresas ou lojas e não para constituir um espaço no seu todo, como o Blogger e o WordPress.com fazem. Recomendo a quem tem lojas online no Facebook ou no Instagram, pois não só deixa a loja mais organizada e acessível (porque nem toda a gente tem Facebook ou Instagram e obrigar o cliente a ir à procura da publicação do mês tal só para comprar um produto não é nada prático) mas também vai dar um aspeto mais credível ao negócio. Mas isto é só a minha opinião claro, há sempre quem compre produtos em redes sociais mesmo que seja uma confusão, e há quem venda produtos nas redes sociais mesmo que isso dê mais trabalho. Não é assim tão difícil criar um site hoje em dia, e os preços para um domínio não são assim tão caros, evoluam por favor.

Qual é a plataforma de blogging (gratuita) que preferem? Já experimentaram o Wix? Se sim, gostaram? Digam nos comentários!

Também Podes Gostar...

0 comentários